A deputada federal Tia Eron (PRB) participou na manhã dessa quarta-feira  (18) de mais um passo no avanço da qualidade de vida dos moradores de Vitoria da Conquista: o inicio do funcionamento do primeiro Centro de Serviço de Zoonoses (CSZ) da cidade, luta antiga da republicana, que só foi possível após a assinatura pelo prefeito Herzem Gusmão (PMDB) do edital que permite a atividade.

Conquista era a única cidade do Brasil com mais de 250 mil habitantes que não possuia o equipamento de controle.

Desde 2017 o CSZ é uma demanda da deputada, que destinou R$ 500 mil reais para a construção de um Centro de Controle. Orçado em quase R$ 4 milhões o local se tornou inviável pela falta de recursos complementares da prefeitura. Com o apoio do vereador Sidney Oliveira (PRB) e do deputado estadual José de Arimateia (PRB), a deputada federal Tia Eron propôs a criação de um Centro de Serviços de Zoonoses, um projeto dentro do orçamento e que atende a necessidade da população de forma imediata.

“Uma cidade tão grande e não ter um Centro de Zoonoses é um absurdo. O prefeito tem total noção da necessidade, não precisa que ninguém venha dizer a ele isso. Só que ele é  realista, ele não tinha o recurso, e foi aí que a gente entrou, na pessoa do vereador Sidney que fez o dever de casa dele, me acionou, a gente fez a recomendação da emenda, a equipe recepcionou com muita competência. Vou sair daqui muito feliz, hoje o prefeito assina com todos nós, isso é compromisso, politica de gente grande, séria, tal como é o prefeito Herzem. Só me faz trabalhar cada vez com mais alegria pela cidade de Vitória da Conquista”, declarou a deputada federal.

Com a assinatura do edital, foram iniciados os serviços de cuidados com os animais, desde o recolhimento das ruas a castração, que serão realizados através de clínica especializada.

Estiveram presentes na ocasião o deputado estadual José de Arimateia (PRB) e o vereador Sidney Oliveira (PRB).